Cuidados Pós Operatórios de Catarata

Logo após a cirurgia:

Como me sentirei?
- Você pode se sentir um pouco tonto devido a anestesia. Isso é normal e passará ainda na sala de espera do pós operatório.
- Ao final do procedimento o médico aplicará antibiótico para evitar infecções e anti-inflamatório para minimizar o inchaço.
- Você poderá sair do centro cirúrgico com tampão ou curativo transparente, depende de cada caso.

O que fazer?
- Relaxar. No caminho de casa, lembre que se você não tiver os colírios receitados, passe numa farmácia. Pode comer normalmente comidas leves, de preferências feitos em casa.
- Se seu médico prescreveu colírios lembre-se de pingá-los nos horários corretos, sempre lavando as mãos antes, e levantando o tampão de acrílico do olho operado.
- Se tiver dor , tome o analgésico prescrito pelo seu médico

O que evitar?
- Após a cirurgia, evite tocar o o olho, esfregá-lo. Você não poderá dirigir.
- Não permita que água toque sua face, para evitar infecção.
- Não permita que o bico do colírio encoste no olho para evitar infecção

Nas primeiras 24 horas:

Como me sentirei?
- Seu olho ficará sensível ao toque até mesmo “arranhando” por alguns dias. Talvez você veja alguns brilhos, o que é normal. Eles irão diminuir até desaparecer.
- Alguns colírios normalmente ao pingar ardem

O que fazer?
- Administre seus colírios nos horários indicados, sempre lavando as mãos.  Seu médico provavelmente dirá para retornar as atividades como ler e escrever.
- Mantenha uso da proteção ocular que você ganhou após a cirurgia, e lave todos os dias com água e sabão. Retorno à clinica conforme o solicitado.
- Use sempre que necessitar seus óculos escuros
- Retorne todos os medicamentos que usava antes da cirurgia, com exceção aqueles que o seu médico orientou contrário.

O que evitar ?
- Evite dirigir, não toque o olho, não use maquiagem, e não deixe água tocar seus olhos. Evite dormir no lado do olho que foi operado e não pratique atividade que haja esforço.
- Não permita que o bico do colírio encoste no olho para evitar infecção

Na primeira semana:

Como me sentirei?
- Seu olho poderá ficar sensível e áspero, embora diminua rapidamente, assim como os brilhos e halos

O que fazer?
- Retome suas atividades normais, com exceção esportes aquáticos ou com pesos ou riscos de traumas oculares.

O que evitar?
- Importante não tocar os olhos, não usar maquiagem.

No primeiro mês:

Como me sentirei?
- Seu olho provavelmente já terá se recuperado, porém seu cérebro ainda estará aprendendo a lidar com sua nova LIO. Se você tem olhos ressecados, iremos receitar alguma terapia para garantir mais conforto.
-
Alguns pacientes podem por algum tempo aumentar o lacrimejamento neste olho

-
Se você não fará cirurgia no outro olho, está pronto para seus novos óculos. Se se médico o liberou para a prática de atividades, desafie sua visão. Quanto mais olhos e cérebro trabalharem juntos, mais você aproveitará sua nova lente.

-
Evite julgar o sucesso do procedimento até que os dois olhos e o cérebro tenham aprendido a trabalhar juntos para atingir a visão ideal, que nem sempre é a mesma visão que você tinha anos atrás.

A partir do segundo mês:

Como me sentirei:
- Sua visão deve estar quase ideal

-
Desde que não tenha nenhum outro distúrbio ocular, sua visão não dever ser impedimento para nenhuma atividade.

Quando devo ligar para o meu médico?

- Quando sentir dor
- Quando olho ficar muito vermelho (a partir do segundo dia, olho não deve estar vermelho) ou quando o vermelho for piorando, ao invés de melhorar
- Quando piorar a visão