Lentes de contato

lente-contato-001

Quais os tipos de lentes de contato: gelatinosas, rígidas e híbridas. As três possuem materiais diferentes, com confortos diferentes, indicações próprias de acordo com a necessidade do pacientes.

Os benefícios das lentes de contato
As  lentes de contato dão a você maior liberdade de movimento e conforto para aproveitar ao máximo seu dia, além de proporcionar um maior campo de visão.

 

Elas ajudam você a controlar a ação com uma visão nítida, direta e periférica, aumentando a sua sensação de liberdade.
- As lentes são mais leves.

- Não escorregam.
- Quando você as coloca, não precisa se preocupar se vai perder ou quebrá-las.
- Maior campo de visão, por não ter nenhuma interferência nas laterais de seu rosto.
- Proporcionam aumento de campo visual.
- Melhoram sua autoestima pois proporcionam uma aparência natural.
- Podem ser utilzadas no esporte.
- Você pode usar óculos de sol sem lentes corrigidas, sem restrição dos modelos que mais lhe agradam.
- Elas não interferem na aparência da maquiagem de seus olhos.
- Você pode além de corrigir seu grau, mudar as cores de seu olho.

Disposto  para experimentar
lentes de contato?

Marque uma consulta agora
na clínica Ventura para seu
teste de lente de contato.

lente-contato-002

Cuidados com lente de contato

Limpeza da lente

As lentes de contato devem ser higienizadas antes e depois do uso. Isso evita que micro-organismos externos entrem em contato com seu olho, prevenindo possíveis infecções. "Por isso é necessário também lavar as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes"

Após higienizar as mãos, sempre lembrar de SECAR BEM AS MÃOS, já é possível retirar as lentes e higienizá-las. Certifique-se, antes de iniciar, que você obstruiu o ralo da pia com a redinha que acompanha o estojo. Dessa forma, você evita um possível acidente. "Então, coloque a lente nas mãos, pingue algumas gotas da solução e friccione levemente com os dedos para eliminar resíduos de sua superfície". O mesmo procedimento deve ser repetido antes de colocá-las no estojo.

Outra dica é iniciar a limpeza sempre com a lente da esquerda ou da direita, a fim de prevenir qualquer confusão e troca das lentes. Também é importante nunca reutilizar a solução que ficou no estojo após as lentes serem colocadas nos olhos, sempre usando uma porção nova de solução a cada armazenamento.


Limpeza do estojo

Assim como as lentes de contato, o estojo deve ser higienizado para prevenir infecções por micro-organismos. É necessário usar a mesma solução das lentes para lavar o estojo - e não água. Enquanto ainda estiver com as lentes, higienize as mãos e utilize a solução para lavar o estojo. Troque todas as vezes a solução do estojo e troque o estojo a cada 3 meses.

Utilize sempre a solução de
limpeza orientada pelo seu médico
lente-contato-003

 Colocando e retirando a lente de contato. É fundamental saber retirar e colocar as lentes adequadamente utilizando as regras de higienização das mãos. Dessa forma, antes de mais nada é preciso higienizar as mãos e escolher começar a colocar ou retirar sempre pelo mesmo lado (direito ou esquerdo).

Ao colocar a lente, observe se elas não estão invertidas.

Para isso, encaixe a lente na ponta do dedo e coloque na direção da luz - se as bordas ficarem "viradas" para o lado de fora, a lente está invertida.

lente-contato-005


Após essa verificação, já é possível colocar a lente.

Segure cuidadosamente a pálpebra superior para que você não pisque.

Então, puxe cuidadosamente para baixo sua pálpebra inferior com dedos da mão que está com a lente.

Direcione o dedo com a lente de contato para os olhos e encaixe no lugar - se tiver dificuldade, olhar para cima pode ajudar.

Uma vez que as lentes estão no lugar, solte as pálpebras e feche os olhos por um momento.

Isso ajuda as lentes de contato a se ajustarem.

Para retirar as lentes de contato, o processo é bem parecido: após higienizar as mãos e escolher o lado, olhe para cima e puxe sua pálpebra inferior com o dedo do meio. Então, encoste o dedo indicador na borda da lente e deslize para baixo, na parte branca do seu olho. Segure a lente com seu indicador e o polegar para removê-la.

A recomendação de retirar as lentes também vale para atividades no mar ou piscina. "As lentes podem entrar em contato com micro-organismos presentes na água, além do risco de perdê-las", alerta Keila. Entretanto, pessoas com graus altos de miopia ou hipermetropia podem usar as lentes segundo orientação médica - nesse caso, o ideal é usar óculos de proteção.

Com que frequência trocar as lentes?

"Cada lente de contato tem um tempo de vida definido por meio de inúmeras pesquisas, e não respeitar esse prazo pode prejudicar a saúde ocular".Existem as lentes de uso diário, aquelas que duram semanas e outras que duram meses dentro da validade se a manutenção for adequada.

É necessário trocar as lentes que estão fora do prazo de validade porque, com o tempo, elas vão sofrendo alterações que mudam sua permeabilidade e curvatura. Isso pode interferir na eficácia das lentes e aumentar o risco de uma infecção. Respeite sua validade e consulte seu especialista para obter um novo par, uma vez que só ele poderá receitar as lentes de contato mais adequadas.