Lentes Intra Oculares

Na Clínica Ventura utilizamos vários tipos de lentes intraoculares, de várias marcas, que indicamos a mais apropriada para cada paciente. Mas basicamente temos os seguintes tipos:

Lentes Multifocais

lentes-multifocais

A lente multifocal é a mais moderna, que além de remover a catarata, consegue também corrigir o grau dos óculos tanto para longe quanto para perto. A tecnologia de multifocalidade das lentes intraoculares é diferente das lentes dos óculos e pode ser implantadas mesmo em pessoas que não se adaptam a óculos multifocais. Essas lentes funcionam muito bem, mas também apresentam um período de adaptação que varia de 3 a 6 meses.  Nesse período é comum a percepção de anéis luminosos em volta da luz (que podem atrapalhar para dirigir a noite, pois os faróis dos carros brilharão mais que o normal) e dificuldade com foco para distância intermediária (distancia de uso computador). Existem algumas marcas diferentes de lentes multifocais com indicações diferentes para cada caso. Se você tem catarata e não deseja usar mais óculos após a cirurgia, converse conosco  para ver qual a melhor escolha de lentes multifocais para seu caso.

Lentes Monofocais Asféricas

Essas lentes tem qualidade visual muito boa e geralmente corrigem o grau dos óculos para longe, sendo necessário o uso de óculos para perto. Para diminuir a necessidade de óculos para perto, seu médico pode propor uma técnica chamada de monovisão, na qual um olho fica mais bem preparado para enxergar de longe e o outro para enxergar de perto. Apesar de muitos pacientes gostarem dessa técnica e ficar sem usar óculos na maior parte do tempo, essa técnica não tem os mesmos resultados das lentes multifocais e muito comumente será necessário usar óculos.

Lentes Monofocais Esféricas

lentes-monofocais-esfericas

Essas lentes também corrigem somente o grau de longe e semelhante às lentes asféricas, é necessário usar óculos para perto. Essas lentes têm resultados semelhantes às lentes asféricas, mas devido a um efeito chamado de aberração esférica, apresentam menor definição de detalhes, ou seja, a visão com essas lentes é um pouco mais embaçada comparada com as lentes esféricas, principalmente em ambientes mais escuros. Veja na figura abaixo a foto da direita que foi tirada com uma lente asférica e a foto da esquerda com lente esférica. Observe que a lente asférica proporciona melhor qualidade de imagem com maior definição dos detalhes.

Lentes Simples

Apresentam resultados semelhantes às lentes monofocais esféricas (visão um pouco mais borrada comparada com as lentes asféricas), porém não corrigem grau, sendo necessário utilizar óculos tanto de longe quanto de perto depois da cirurgia.

Lentes Tóricas

Alguns pacientes, além da catarata, apresentam um tipo peculiar de grau de óculos chamado de astigmatismo, que distorce a imagem.

Quando o astigmatismo é baixo (geralmente menor que 1 grau) não interfere muito no resultado cirúrgico e nem sempre é preciso trata-lo.

No caso de astigmatismos mais altos, é necessário implantar lentes que tenham a capacidade de corrigi-lo, chamada de lentes tóricas.

lentes-toricas