Conjuntivite

conjuntivite-001

É a inflamação da conjuntiva, parte branca do olho. Existem vários tipos de conjuntivite: viral, bacteriana, alérgica, traumática, tóxica, química, entre outras.

Algumas formas de conjuntivite podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo por isso é importante procurar atendimento oftalmológico ao primeiro sinal do problema.

Ligue hoje mesmo a clínica Ventura e marque uma consulta de emergência.

Causas

O tipo mais comum de conjuntivite é a infecciosa, que pode ser causada por um vírus ou bactéria.

Quando viral espalha-se rapidamente, e pode ocasionalmente apresentar como uma gripe, sendo transmitida através do ar em ambientes fechados.

conjuntivite-002

Sensação de areia nos olhos, secreção, lacrimejamento, vermelhidão e coceira.

Ardência e fotofobia

Duração de vários dias.

Tratamento

Cada tipo de conjuntivite necessita de uma forma adequada de tratamento, portanto, evite a automedicação e busque o atendimento especializado.

Contagio:

A conjuntivite alérgica não é contagiosa. Contagio depende do tipo de conjuntivite infecciosa viral ou bacteriana.

– Evitar o compartilhamento de toalhas, travesseiros e objetos pessoais, como maquiagens e óculos;

– Saiba que o vírus pode ficar viável por horas em qualquer superfície como teclado, telefone, maçaneta, corrimão, balcão, etc.  e somente ao encostar com as mãos e levá-los aos olhos e se infectar;

– Em geral ela não se transmite pelo ar, com exceção quando associado a um quadro gripal com comprometimento respiratório.

Cuidados:

– Não coçar os olhos;

– Lavar frequentemente as mãos; ou usar álcool gel

– Evitar ambientes com muitas pessoas;

– Fazer compressas com água fria e filtrada, mantendo os olhos limpos.Não use soro fisiologico ou água boricada;

– Não usar lentes de contato;

– Não encostar o bico do colírios nos olhos.