Ergoftalmologia

A Ergoftalmologia estuda a relação entre o trabalho e a visão. Ela tem como objetivos administrar o desconforto (cansaço) e prevenir o surgimento de Doenças Oculares, através do uso da visão com maior eficiência e menor desgaste.

Com a popularização das novas tecnologias, os médicos oftalmologistas atendem pacientes com queixas comuns – sensação de Corpo Estranho, Fotofobia, Intolerância à Luz e Olhos Vermelhos. Vários deles apresentam Disfunções de Visão devido ao uso do Computador, Tablets e Smartphones.

A visão não foi criada para encarar uma tela de computador durante muitas horas. Os monitores são compostos por pixels, nos quais o olho não consegue foco, resultando em tensão da musculatura ocular. Há ainda uma diminuição na frequência de piscar, o que provoca olhos secos e doloridos. Qualquer pessoa que passa pelo menos duas horas por dia em um computador está em risco de desenvolver esses sintomas.

ergoftalmologia-001

As causas destes sintomas são uma combinação dos seguintes fatores:
- Problemas visuais (Miopia, Hipermetropia, Presbiopia);
- Condições inadequadas de uso (iluminação, posição, etc.);
- Hábito de uso do computador impróprio (horas de uso, sem descanso).

Medidas preventivas que podem reduzir o cansaço visual:
- Evitar ventiladores ou ar condicionado direto sobre o rosto;
- C
uidado com o uso de notebooks para evitar problemas posturais;
- A cada
hora de trabalho no computador faça uma pausa de 5 minutos para descansar. Estique as pernas e faça alongamentos dos braços, pescoços e tronco;
-
Ambiente com Iluminação adequada;
-
O monitor deve ficar a uma distância de 50 a 60cm, um pouco abaixo da linha dos olhos, entre 15 a 25 graus, forçando as pálpebras superiores a diminuir a área de exposição;
-
Mantenha sempre limpa a tela do monitor e, caso use óculos, as lentes também;
-
Quem utiliza lentes de contato deve fazer uso de colírio lubrificante;
-
Piscar é fundamental. O número normal de piscadas de um indivíduo está entre 15 a 20 piscadas por minuto, mas quando se está diante da tela do computador, essa frequência pode baixar para até 5 vezes;

Quem tem desconforto visual ou dor de cabeça deve fazer pausas durante o período de utilização do computador, olhando para um ponto no horizonte que esteja a uma distância de pelo menos 6 metros. Essa medida proporciona o relaxamento da musculatura ocular.

O usuário de computador deve fazer consultas oftalmológicas anuais e evitar a auto medicação para resolver o mal estar causado pela vista cansada.

ergoftalmologia-002

ergoftalmologia-003
MEDIA DE PISCADAS POR MINUTO DIANTE DE COMPUTADOR 5

ergoftalmologia-004
MEDIAS DE PISCADAS POR MINUTOS EM ATENÇÃO PARA LEITURA 12 A 15

ergoftalmologia-005
MÉDIA DE PISCADAS POR MINUTO EM HÁBITOS ROTINEIROS 22

ergoftalmologia-006
DEVE-SE PISCAR COM FREQUÊNCIA PARA ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE LÁGRIMAS E LUBRIFICAR OS OLHOS NATURALMENTE.